O Projeto Conselho Eficaz Idoso, idealizado e implementado a mais de 7 anos, vem realizando um trabalho de transformação nos municipios onde atua e visa desenvolver a organização dos Conselhos e fundos de Direitos, além de qualificar e capacitar os agentes públicos e sociais, conselheiros governamentais e não governamentais. Portanto, não há apenas um trabalho com operadores do Sistema de Garantia de Direitos, tem se alcançado muito além, por exemplo, o protagonismo do adolescente e do idoso na defesa e garantia dos seus direitos.
Em consonância com o Estatuto do Idoso, o Projeto Conselho Eficaz Idoso que é realizado em parceria com a CENIBRA – Celulose Nipo-Brasileira e o Instituto Cenibra, por meio de destinação de recursos para o Fundo Municipal do Idoso, tem como principal objetivo o fortalecimento dos Conselhos Municipais de Direitos da Pessoa Idosa – CMDPI, que ganham seu devido reconhecimento e suas ações são pautadas no fortalecimento de suas estruturas para que possam garantir autonomia na dimensão política, administrativa e financeira para atuação em prol daqueles que defende.
Entender a importância desta instância e investir em ações de fortalecimento dela é fundamental para que os direitos das pessoas idosas sejam de fato garantidos e a sociedade exerça seu protagonismo na tomada de decisões para as políticas de atendimento e defesa a esse público. Sendo assim, o Projeto Conselho Eficaz visa a potencialização dos Conselhos Municipais de Direitos da Pessoa Idosa promovendo capacitação, qualificação e formação continuada de conselheiros de direitos, agentes públicos e operadores sociais do sistema de garantia dos direitos da pessoa idosa.
Além disso, o Projeto Conselho Eficaz Idoso realiza o Diagnóstico Situacional da Pessoa Idosa que tem como objetivo central contribuir para estruturação de ações mais assertivas no que concerne à criação de políticas públicas, programas e projetos direcionados para esse público. Esse rico instrumento possibilita a ampliação, aprofundamento e organização do conhecimento já existente da realidade atual que permite aos gestores públicos e organizações da sociedade civil maior assertividade na tomada de decisões e na oferta de serviços, programas e projetos voltados para esse segmento.
A cada dois anos o Projeto Conselho Eficaz Idoso realiza ações de integração com os idosos dos municípios participantes através de encontros com oficinas temáticas e recreação. Nos sete anos de execução do Projeto aproximadamente 700 idosos foram contemplados com essas ações.
Foco e linha temática
O Projeto abrange as seguintes linhas temáticas:
- Incentivo à qualificação profissional;
- Incentivo à prática de educação, formação e informação;
- Incentivo à prática de inclusão social;
- Promoção da qualidade de vida para o idoso
Impactos positivos
- 54 cidades contempladas e atendidas;
- 16 cidades com Diagnóstico Situacional da Pessoa Idosa;
- ILPI’s – Instituições de Longa Permanência para Idosos atendidas pelo projeto;
- Potencialização dos municipios com boas práticas de gestão nos conselhos e fundos;
- Integração e implementação das politicas com ações intergeracionais;
- Disponibilização do Sistema OMAPA para informação, monitoramento e avaliação das políticas públicas de promoção, proteção, defesa e atendimento dos direitos da pessoa idosa;
- Treinamento, formação e qualificação profissional dos conselheiros, agentes públicos e sociais;
- Ampliação do atendimento e melhoria na qualidade de vida dos idosos e seus familiares;
- Otimização do uso dos recursos públicos e ampliação na captação de recursos para a cidade;
- Relacionamento Institucional fortalecido, constante e bons resultados junto aos prefeitos, secretários, vereadores e comunidade;
- Boas práticas na gestão pública e na gestão das Organizações da Sociedade Civil.
Municípios contemplados
- Açucena
- Alvinópolis
- Antônio Dias
- Barão de Cocais
- Bela Vista de Minas
- Belo Oriente
- Bom Jesus do Amparo
- Bom Jesus do Galho
- Braúnas
- Bugre
- Caeté
- Cantagalo
- Caratinga
- Catas Altas
- Coluna
- Coroaci
- Coronel Fabriciano
- Córrego Novo
- Divinolândia de Minas
- Dores de Guanhães
- Ferros
- Gonzaga
- Governador Valadares
- Guanhães
- Iapu
- Ipaba
- Ipatinga
- Itabira
- Joanésia
- Mariana
- Marliéria
- Materlândia
- Mesquita
- Naque
- Nova Era
- Paulistas
- Peçanha
- Periquito
- Pingo D’Água
- Rio Piracicaba
- Rio Vermelho
- Sabinópolis
- Santa Bárbara
- Santa Maria de Itabira
- Santana do Paraíso
- Santo Antônio de Itambé
- São Domingos do Prata
- São Gonçalo do Rio Abaixo
- São João Evangelista
- Sardoá
- Sem Peixe
- Senhora do Porto
- Virginópolis
- Virgolândia.
Empresa Parceira
Cenibra